O termo ferramenta deriva do latim ferramenta, plural de ferramentum. É um utensílio, dispositivo, ou mecanismo físico ou intelectual utilizado por trabalhadores das mais diversas áreas para realizar alguma tarefa.
Inicialmente o termo era utilizado para designar objetos de ferro ou outro material (plástico, madeira ou outro) para uso doméstico ou industrial.
Alguns tipos de utensílios podem servir como armas, tais como o martelo e a faca, e algumas armas, tais como explosivos, usadas como ferramentas.
No reino animal também são usados dispositivos facilitadores de tarefas: a lontra do mar abremoluscos se utilizando dos mais diversos objetos, os macacos chegam a fabricar ferramentas rudimentares.
Em função do disposto acima, uma ferramenta pode ser definida como: um dispositivo que forneça uma vantagem mecânica ou mental para facilitar a realização de tarefas diversas.
Ferramentas tradicionais
- Para alvenaria
- Para eletricidade
- Outros e diversos usos
Ferramentas tecnológicas
- Módulo de software
- Equipamento de usinagem: robô, martelo pneumático, broca pneumática, chave de fenda pneumática
- Instrumentos de medição: paquímetro, micrômetro, galvanômetro, multímetro
Ferramentas desportivas
Ferramentas intelectuais, mentais
- O código civil é a ferramenta de trabalho dos advogados e juízes, assim como a língua, a lógica, a tradição
- Instrumentos da escrita: pena, lápis, estilete
- Instrumentos tecnológicos: computador, facsímile, equipamentos de áudio e vídeo, tecnologia de programação, ferramentas de desenvolvimento do software , ferramentas de programação
- Instrumentos musicais
Utensílios domésticos
- Isqueiro, fogão, garfo, faca, colher, escova, pano, luva de lavagem, toalha, abridor de latas, ventilador, chuveiro, escova de dentes,máquina de lavar roupa
Nenhum comentário:
Postar um comentário