quinta-feira, 29 de março de 2012


 Cálculo do Tempo
O método tradicional de se calcular o tempo de corte “Tc” em qualquer tipo de máquina operatriz, consiste em dividir o comprimento “L” percorrido pela ferramenta pelo avanço de trabalho “a” usado.

Tc = tempo de corte em minutos
Lt = comp. percorrido em mm
at = avanço em mm/min.
Tc = Lt / at

Quando calculamos o tempo para executar uma única passada, isto não gera grandes dificuldades, porém, no desbaste, temos sempre que executar várias passadas. Logo temos que calcular vários comprimentos de “ L” ( para cada passada ) para que tenhamos ao final o comprimento total a ser percorrido pela ferramenta, que é a soma de todos os comprimentos gerados em cada passada.
Para que possamos fazer uma comparação do método tradicional com o método aqui proposto, vamos analisar com um mesmo exemplo cada um deles, para que ao final possamos verificar a grande utilidade deste método inovador.
A grande vantagem deste método é:não precisar calcular cada comprimento “ L “ que a ferramenta percorre;
quanto mais complexa for a geometria do perfil, mais difícil será o cálculo do somatório dos valores de “ L “ usando o método tradicional e mais conveniente o uso do método aqui proposto;
caso o perfil não seja composto unicamente de figuras bem definidas, poderá ser feito uma aproximação para elas, o que se perde não fará muita diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário